Gestão de embalagem e armazenagem
1. Definição de Embalagem
É a proteção mecânica, física e química de um produto, onde exerce importante função de comunicação visual mercadorial. (Gurgel, 1995, p. 61)
1.1 Aplicação
Acondicionar (mercadorias ou objetos) em pacotes, fardos, caixas etc., para protegê-los de riscos ou facilitar seu transporte. (HOLLANDA, 2004, p.727).
2. Definição de Armazenagem
Atividade que diz respeito à estocagem ordenada e à distribuição de produtos acabados dentro da própria fabrica ou em locais destinados a este fim, pelos fabricantes ou através de um processo de distribuição.
2.1 Aplicação
Destinado à guarda temporária e à distribuição de materiais (depósitos, almoxarifados, centro de distribuição etc.). (Moura, 1997, pág. 03 e 04).
3. Tipo de Embalagens
Embalagem Primaria;
Embalagem Secundaria;
Embalagem Terciaria;
Embalagem Quartanária;
Embalagem Quinto Nível. (Moura, 1997, pág. 12, 13 e 14).
3.1 Embalagens Primárias Embalagem primária é aquela utilizada para embalar um produto, dando-lhe uma forma para sua apresentação, proteção, comercialização e manipulação. Os produtos de consumo direto são normalmente acondicionados em embalagens unitárias de tamanho adequado para sua utilização.
Além de fácil identificação, a embalagem deve chamar a atenção do consumidor no ponto de venda e despertar seu desejo de compra. O tamanho do produto ou a quantidade de unidades por embalagem é outro aspecto importante. Para ser bem aceito pelo consumidor, o produto precisa ter um tamanho adequado ou quantidade adequada de produto. O formato e as dimensões da embalagem devem ser cuidadosamente planejados em função de seu armazenamento, exposição nas prateleiras e balcões e transporte pela sacola do consumidor.
Em sua função de apresentar o produto, a embalagem deve dar a ideia exata de seu valor econômico. Produtos de baixo custo devem ser acondicionados em embalagens simples. Produtos de alto custo e de alta qualidade devem ser