Gestão de ead
1. GESTÃO DE EAD: A IMPORTANCIA DA VISÃO SISTEMICA EDA ESTRUTURA DOS CEADS PARA ESCOLHA DE MODELOS ADEQUADOS.
1. Identificação da Obra
Luis Otoni Meireles Ribeiro / Maria Isabel Timm / Milton Antonio Zaro. GESTÃO DE EAD: A IMPORTÂNCIA DA VISÃO SISTÊMICA E DA ESTRUTURAÇÃO DOS CEADs PARA A ESCOLHA DE MODELOS ADEQUADOS. Revista Novas tecnologias na Educação. V. 5 N. 01 Julho, 2007. CINTED. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2007.
2. Descrição do conteúdo
O presente artigo procurou discutir relatos de experiências, e reflexões sobre a importância da estruturação de um setor para desenvolver instrumentos de planejamentos e gestão dos cursos a distancia. Apresentaram-se ainda modelos de cursos a distancias para situações diferenciadas, como cursos profissionais e tecnólogos, atendimento interno e externo da IES.
2.1. Análise critica do artigo
A qualificação e experiências dos doutos autores permitem que sejam traçados um formato convencional a cerca da importância dos CEaDS, a forma com a qual tem expandido a modalidade EaD no Brasil e no Mundo, o ilustre prof. Moran, defende uma educação hibrida, onde o ensino presencial e a distancia se misturem, em projetos educacionais e dinâmicos, por isso a necessidade de um bom planejamento e gestão da IES.
É sabido que o ensino superior através da universidade virtual, como se entende hoje, surgia a partir da decana de 1990;
Até este período, a modalidade da Educação a Distância (EAD) era utilizada principalmente para ofertar cursos livres de iniciação profissionalizante, dentro do conceito de educação aberta e com os recursos do ensino por correspondência; e para ofertar cursos supletivos, focados na complementação de estudos nos níveis de Ensino Fundamental e de Ensino Médio, utilizando materiais impressos e aulas transmitidas por televisão, em programas de telecurso. Somente a partir de 1994, com a expansão da Internet junto às