Gestão de documentos
Objetivo da Consolidação * O objetivo principal de uma Demonstração Financeira Consolidada é obter um “retrato do corpo inteiro” de uma entidade, recomendando-se que sejam fornecidos esclarecimentos sobre as controladas consolidadas, a natureza de suas operações e elementos para tornar possível a identificação da procedência dos principais saldos.
Práticas Contábeis * As empresas do grupo devem utilizar a mesma conta para contabilização de saldos de mesma natureza. * Tanto a SLA, quanto as suas controladas devem atentar para a devida utilização das mesmas práticas contábeis que servirão de base para elaboração da Demonstração Financeira Consolidada.
Uniformidade de Apresentação * As bases de apresentação e classificação de itens nas demonstrações financeiras devem ser mantidas de um período para outro, a menos que: * - Devido a uma mudança importante na natureza das operações da entidade, uma revisão dessas bases de apresentação resulte em uma apresentação mais apropriada das transações ou outros eventos; * - Uma mudança na apresentação seja exigida por outra norma ou interpretação.
Novas terminologias * Algumas terminologias são novas em nossas Demonstrações Financeiras, o termo “partes relacionadas” CPC- 05, foi criado para registro das operações entre as companhias do mesmo grupo e poderão ser objeto de “eliminação e ajustes” no momento da consolidação.
Eliminações e Ajustes na Consolidação * Todos os saldos existentes entre empresas do grupo (partes relacionadas) deverão ser eliminados na preparação da Demonstração Financeira Consolidada. * Na consolidação de 2013 fomos surpreendidos com operações entre Codema e Suvesa (caso Dersa). * outras” ou “diversas * Ajuste a