Gestão de desempenho
Tutor à distância Prof. Juscelino Ferreira
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Taboão da Serra, 18 de Setembro de 2014 / SP.
Introdução 3
Desenvolvimento 5
Informação da empresa 5
Competências 6
Melhorias 7
Considerações finais 11
Bibliografia 12
Sumário
INTRODUÇÃO
O objetivo principal da avaliação de desempenho é conhecer o "homem" que está dentro da organização, através da maior ou menor eficiência no trabalho.
A cada nova avaliação o supervisor irá descobrindo novos elementos e aperfeiçoando-se na tarefa de usar critérios justos e eficientes.
A avaliação de desempenho é importante tanto para a empresa quanto para o empregado, pois a empresa passará a conhecer seu pessoal, e podendo extrair dele um melhor e maior rendimento; e o empregado, conhecendo as suas qualidades e pontos fracos, ficará mais seguro quanto ás suas chances de carreira na empresa.
Cada vez mais as empresas precisam estar preparadas para crescer num mercado tão competitivo buscando melhoria em todos os seus processos. Mas é impossível vencer todas as barreiras impostas pelo mercado, se o principal, as pessoas, forem esquecidas. Sem a preocupação com as pessoas que compõem a organização existe um sério risco de fracassar. As pessoas são cobradas pelos resultados da organização, pela melhoria contínua, por atualização constante, por qualidade, diminuição nos custos, novas estratégias de marketing, e muito mais.
Para atingir resultados através das pessoas é necessário atrair e investir desde a contratação com definição correta do perfil que deseja contratar até a retenção deste capital intelectual e o desenvolvimento das pessoas. Tudo isso é possível através da Gestão por Competências com ferramentas consistentes e livres da manipulação e influência (“achismos” ou subjetividade) de quem as utiliza.
Para desenvolver um trabalho bem alinhado, caberá às Empresas definir suas Competências Organizacionais, através de indicadores como missão, visão,