Gestão de custos
Ciência que tem como objetivo observar, registrar e informar os fatos econômico-financeiros acontecidos dentro de um patrimônio pertencente a uma entidade; mediante a aplicação do seu conjunto de princípios, normas, técnicas e procedimentos próprios.
Em 1924, no Rio de Janeiro, o Primeiro Congresso Brasileiro de Contabilistas formulou um conceito oficial para a palavra Contabilidade: É a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização.
Atualmente, segundo definição de Hilário Franco (1990) “...é a ciência que estuda, controla e interpreta fatos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a revelação desses fatos, com o fim de oferecer informações sobre a composição do patrimônio, suas variações e os resultados econômicos decorrentes da gestão da riqueza patrimonial.”
O campo de atuação da Contabilidade não se restringe aos grandes
Empreendimentos. Aplica-se o conhecimento contábil aos micros e pequeno negócios e também no controle do patrimônio das pessoas físicas (ou pessoa natural).
Segundo Ernesto J. da Silva (2002), A Contabilidade pode ser estudada de modo geral para todas as empresas ou em particular (aplicada em certo ramo de ativida de ou setor da economia). Assim, no estudo da Contabilidade pode-se enfocar, dentre outros, os seguintes ramos:
Contabilidade Comercial e de Serviços; Contabilidade Industrial; Contabilidade bancária; Contabilidade Hospitalar; Contabilidade Pública; Contabilidade de Cooperativas; Contabilidade Securitária; Contabilidade de Transportes (rodoviário, marítimo, aéreo); Contabilidade de Atividade Rural – agropecuária; Contabilidade de Autônomos; Contabilidade das Pessoas Físicas.
A contabilidade organizada é indispensável para que a empresa realize negócios com o Governo (participando de contratos e licitações), com os bancos, com fornecedores, etc.. Além desta necessidade