Gestão de custos
1) Quais os objetivos da gestão de custos?
A gestão de custos tem como objetivo auferir o custo em cada nível de gerenciamento, buscando a visão de quais podem ser controláveis e quais contribuem para o crescimento ou redução das despesas.
A gestão de custos também prepara relatórios comparativos de custos entre períodos distintos, fazendo críticas específicas das variações dos gastos, preços , matérias-primas e elaboração de orçamentos para definição de metas empresariais e agilidade e qualidade no processo de tomada de decisão.
2) Diferencie: investimento, custo e despesa. Cite exemplos.
Investimento: Gastos com a utilização futura de bens ou serviços. Ex: máquinas, equipamentos, imóveis, benfeitorias.
Custo: Gastos relativos a atividade de produção. Exemplo: O aço utilizado na produção de automóveis.
Despesa: Gastos que tem a finalidade de gerar receita e funcionamento. Exemplo: telefone, salário da administração, aluguéis, seguros etc.
3) Como os custos podem ser classificados em relação a:
- forma de apropriação – Diretos e Indiretos
Os custos diretos são facilmente mensurados e diretamente aplicados à produção. Exemplos: mão de obra direta e consumo de materiais diretos.
Os custos indiretos necessitam de um critério de rateio, pois eles não são facilmente identificáveis. Exemplos de custos indiretos: aluguel da fábrica, mão de obra indireta.
- volume de produção- Fixos ou variáveis.
Os custos fixos independem das quantidades produzidas e permanecem constantes dentro de um intervalo determinado de volume de produção. Exemplos: aluguel, manutenção e seguro da fábrica.
Os custos variáveis dependem da quantidade produzida. Eles estão diretamente relacionados com o volume de produção. Quanto maior a quantidade produzida maiores serão os custos variáveis totais de produção. Exemplos: Matéria-prima consumida e a mão de obra.
- forma de acumulação – Por produção por ordem ou