GESTÃO DE CUSTOS
IESF – INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE FORTALEZA
GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
PROJETO DE PESQUISA
GESTÃO DE CUSTOS NO MUNDO GLOBALIZADO
EVYLENE ROSENO DOS SANTOS MARQUES
Fortaleza – Ceará
2014.2
EVYLENE ROSENO DOS SANTOS MARQUES
PROJETO DE PESQUISA
GESTÃO DE CUSTOS NO MUNDO GLOBALIZADO
Trabalho sobre Gestão de Custos no Mundo Globalizado, apresentado à UNICE – Ensino Superior de Fortaleza / IESF – Instituto de Ensino Superior de Fortaleza, como requisito para obtenção de nota parcial na disciplina Metodologia Cientifica, 2° semestre do curso de Administração, sob orientação da Prof. Dra. Terezinha de Jesus Afonso Tartuce.
Fortaleza – Ceará
2014.2
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
1. JUSTIFICATIVA
2. PROBLEMÁTICA
3. HIPÓTESES
4. OBJETIVOS
5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
6. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
7. DESENHO DA PESQUISA
8. CRONOGRAMA
BIBLIOGRAFIA
FONTES
FONTES ONLINE
INTRODUÇÃO
Os primeiros indícios arqueológicos da existência e evolução da contabilidade datam entre os anos 8.000 e 3.000 a.C., cuja mensuração e controle eram feitos por um sistema rudimentar, constituído de pequenas fichas de barro de formas variadas. Com o surgimento da escrita cuneiforme, a comunicação contábil aperfeiçoou-se.
Constata-se, principalmente nas organizações, que os empreendedores posicionam-se diante de um novo cenário de ordem econômica, cuja denomina-se Gestão de Custos no mundo globalizado.
A Gestão de Custos iniciou-se aproximadamente no século XVI, com o desenvolvimento dos transportes com a consequente redução das distâncias barreiras para troca de mercadorias. Na década de 1950, com a conversibilidade da moeda européia, internacionalizou-se o mercado financeiro, processo que se intensificou na década de 1970.