Gestão de custos
CURSO: GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL
PERÍODO: 5º
1º SEMESTRE DE 2011
1. CONTRIBUIÇÃO DA CONTABILIDADE DE CUSTOS
Introdução:
Com a abertura de mercado o elemento custo passou a ser um grande diferencial na conquista e manutenção de mercados. Através do custo iremos tomar decisões e acompanhar os resultados desta decisão fazendo uma avaliação entre o planejado e o realizado.
CONTRIBUIÇÃO
a)Determinar os Custos
Consiste em determinar o valor dos gastos utilizados na produção de novos bens de venda.
b)Determinação do Lucro
Partindo dos registros convencionais da contabilidade, ou compilando-os de maneira diferente para que sejam mais úteis à administração.
c)Controle das Operações
Estabelecimento de padrões e orçamentos, comparações entre o Real X Orçado e análise das variações de materiais / mão de obra / custos indiretos de fabricação.
d)Tomada de Decisões
Formação do preço de venda, quantidade a ser produzida, corte de produtos, qual produto produzir e vender diante de limitações na capacidade de produção, relação: custo / volume / lucro.
Até a Revolução Industrial ( século XVIII ), quase só existia a Contabilidade Financeira ( ou Geral ), que, desenvolvida na Era Mercantilista, estava bem estruturada para servir as empresas comerciais. A Contabilidade de Custos nasceu da Contabilidade Financeira, quando da necessidade de avaliar estoques na indústria, tarefa essa que era fácil na empresa típica da era do mercantilismo. Para apuração do resultado de cada período, bem como para o levantamento do balanço em seu final, bastava o levantamento dos estoques. Estoques Iniciais
+ Compras
Estoques Finais
= Custo das Mercadorias Vendidas
Demonstrativo do Resultado do Exercício
Vendas Líquidas
( - ) Custo das Mercadorias Vendidas ( C M V )
= Lucro Bruto
( - ) Despesas
Comerciais
Administrativas
Financeiras
= Lucro Antes do Imposto de Renda
2.