Gestão de Crise em Assessoria de Imprensa
Gestão de Crise
Crise significa: qualquer tipo de adversidade que o nosso assessorado (pessoa física ou jurídica) venha a enfrentar por conta de qualquer fato negativo ocorrido com ele.
Cabe a nós, profissionais de comunicação, durante uma crise é necessário obter a possibilidade do nosso assessorado ter espaço para se explicar, se defender, na mídia. Não devemos em nenhum momento tentar impedir que as informações sejam barradas da mídia. Isso é antiético.
Essas adversidades podem ser de duas naturezas fundamentais: Previsíveis ou Imprevisíveis.
Nas previsíveis você pode adotar providências que evitem o problema, mas nem sempre ele é evitável. Muitos podem ser minimizados porém não há como prevê-los.
As crises previsíveis, por definição, são todas aquelas que são conhecidas e que podem ocorrer de novo. Tudo que já aconteceu não só com seu assessorado mas outros casos conhecidos. Também são previsíveis as adversidades que nunca ocorreram mas podem ser imaginadas.
Procedimentos a serem seguidos durante uma crise (independente de sua natureza):
-Designar UM ÚNICO interlocutor que vai representar a empresa durante a crise. Para evitar contradições etc. Essa pessoa deveria ser sempre o presidente da empresa, mas na maioria das vezes ele não quer falar. Se ela não puder ser utilizada, ou não esta preparada para desempenhar o papel, deve ser escolhida a pessoa mais importante da área que ocorreu o problema, o responsável pela área da organização. O assessor NÃO deve ser o representante.
-Comunicar o fato imediatamente aos meios de comunicação social.
- Fazer um comunicado formal. Ele é um documento que NÃO pode ser um press-release. Ele é composto pela descrição das informações mais importantes, da forma mais sincera porém concisa possível. “A indústria lalla informa que houve um acidente em suas dependências ferindo tantos funcionários, que já foram hospitalizados e passam bem. O fato foi registrado em tal lugar