Gestão de controle
– Atividade Coletiva II Unidade –
1- O que você entende por análise financeira de um negócio?
R: A análise financeira refere-se à avaliação ou estudo da viabilidade, estabilidade e lucratividade de um negócio ou projeto. Engloba um conjunto de instrumentos e métodos que permitem realizar diagnósticos sobre a situação financeira de uma empresa, assim como prognósticos sobre o seu desempenho futuro.
2- Quais as possíveis dificuldades de aplicação do fluxo de caixa financeira em um novo negócio? Como podemos superar tais dificuldades?
R: As dificuldades de aplicação encontradas são: num novo negócio, as entradas e as saídas resultantes de algumas atividades são de difícil estimação; há dificuldades em prever os valores futuros das entradas e saídas de caixa, devido à incerteza quanto aos índices da inflação; e há dificuldade em quantificar o impacto, sobre as entradas e saídas de caixa, dos riscos do novo negócio. Para superar estas dificuldades o futuro empreendedor deve manter contabilidade de caixa, estimar fluxo de caixa histórico de negócios semelhantes, projetar o fluxo de caixa em dólares e fazer análise da sensibilidade do fluxo de caixa.
3- Qual a importância de se prever o valor montante do capital (investimento em infra-estrutura + capital de giro) de um negócio?
R: É importante para que se conheça as dificuldades pelas quais passarão o fluxo de caixa, além de despesas maiores do que as receitas provocando dificuldades no primeiro momento da vida da empresa. Essa previsão permite estruturar a empresa de uma forma adequada, e proceder da melhor maneira para que haja dinheiro em caixa, capital de giro, para pagamento das despesas fixas e variáveis da organização.
4- Defina: R: a) Margem de