Gestão de contratos de manutenção
Trabalho da disciplina
“Gestão Estratégica da Manutenção”
Contratação de Serviços
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo traçar um planejamento estratégico para o setor de manutenção de uma empresa de mineração que atua no ramo de produção de agregados pétreos destinados à indústria da construção civil.
Esta empresa está sediada na região metropolitana de Salvador e atua neste ramo há 30 anos. Tem jazida própria localizada em terreno de sua propriedade.
Tem como principais clientes as grandes construtoras, empresas de pavimentação asfáltica, concreteiras e casas de material de construção.
2. CONTRATAÇÃO DE SERVIÇO NA GESTÃO ESTRATÉGICA DA MANUTENÇÃO
2.1. Terceirização
A terceirização não é um conceito simples, pois envolve aspectos legais, de qualidade, de segurança e de custos. Para uma abordagem correta do assunto, é necessário primeiramente promover a discussão do termo.
Para Giosa [Gios94] a terceirização “é um processo de gestão pelo qual se repassam algumas atividades para terceiros, com os quais se estabeleceu uma relação de parceria, ficando a empresa concentrada apenas em tarefas essencialmente ligadas ao negócio em que atua.”
Nesta definição, ficam evidentes dois aspectos: a terceirização como um processo de gestão e também de parceria. Para Giosa [Gios94], o processo de gestão deve ser “entendido como uma ação sistêmica, processual, que tem critérios de aplicação (início, meio e fim), uma visão temporal (curto, médio e longo prazos) e uma ótica estratégica, dimensionada para alcançar objetivos determinados e reconhecidos pela organização.” Já o conceito de parceria, é segundo o mesmo autor, “uma nova visão de relacionamento comercial, onde o fornecedor migra de sua posição tradicional, passando a ser o verdadeiro sócio do negócio, num regime de confiança pleno junto ao cliente, refletindo a sua verdadeira e nova função de parceiro.”
Kardec & Carvalho