GESTÃO DE CONHECIMENTOS E ORGANIZAÇÕES
Depois de ler textos e assistir vídeos sobre gestão do conhecimento fica mais do que claro que sem dúvida essa será uma tendência irreversível no ambiemte organizacional. As organizações são formadas por pessoas e essas se constituem o seu bem principal, são os indíviduos que com suas experiêcias de vida, seus conhecimentos adquiridos, suas habilidades, talento e inteligência vão garantir que cada vez mais as organizações gerem lucro, pois esse é o objetivo principal das mesmas. Um desafio interminável de cada vez mais descobrir novas froteiras, novas formas de se fazer algo, novos produtos, para conquistar mais clientes e mais mercados e ter mais lucro. A gestão do conhecimento é tão somente ¨ a capacidade das empresas em utilizarem e combinarem as várias fontes e tipos de conhecimento organizacional para desemvolverem competências específicas e capacidade inovadora, que se traduzem, permanentemente, em novos produtos ,processos, sistemas gerenciais e liderança de mercado¨(Terra 2000. p70)
Segundo Marcelo Barbosa dos Santos, as empresas que usam o conhecimento como principal alicerce, concerteza assumirão posições de destaque no mercado frente a concorrência. Se antes fatores como a localização geográfica e mão-de-obra barata eram os grandes pilares da vantagem competitiva, hoje só o conhecimento alavanca essa vantagem nas empresas.
REFLEXÃO SOBRE O CONHECIMENTO
O conhecimento é uma dádiva entre todos os sêres vivos,exclusiva do ser humano. Esse tem transformado o mundo em que vivemos, dando cada vez mais condiçôes de enfrentarmos o ambiente hóstil, modificando-o, tornando-o mais confortável para o homem.
Para (Probst et allii,2002,p.29) ¨Conhecimento é o conjunto total incluindo cognições habilidades que os indivíduos utilizam para resolver problemas. Ele inclui tanto teoria quanto prática,as regras do dia-a-dia e as instruções como agir. O conhecimento baseia-se em dados e informações mas