Gestão de conhecimento
Gestão de Conhecimento.
1- Criação do Conhecimento Organizacional.
Para os administradores ocidentais, o termo “redundância” tem como conotação de publicação desnecessária e de desperdício. Mas o que significa a redundância na criação do conhecimento na visão das empresas japonesas?
O princípio fundamental do design organizacional, nas empresas japonesas é a redundância, a sobreposição consciente de informação empresarial, atividades de negócios e responsabilidades administrativas. Para os administradores ocidentais, o termo “redundância”, com suas conotações de duplicação desnecessária e de desperdício, pode não ter apelo. Ainda assim, construir uma organização redundante é o primeiro passo na administração da empresa criadora de conhecimento.
A redundância é importante porque encoraja o diálogo frequente e a comunicação.
2. Promoção do Conhecimento e Diferenciação do Valor para a Inovação.
Existem algumas barreiras para a criação do conhecimento. Explique.
Em qualquer organização, existem quatro barreiras graves à justificação no ambiente do grupo: (1) a necessidade de uma linguagem legitimada, (2) histórias organizacionais, (3) procedimentos, e (4) paradigmas da empresa. Assim como as barreiras individuais o conhecimento, as barreiras organizacionais surgem, com frequência, por causa das tendências humanas naturais. Mas, essas barreiras podem aumentar também por conta da atitude administrativa errada em relação ao conhecimento, particularmente quando se trata de procedimentos e da aceitação de paradigmas limitados da empresa.
Cite 4 Barreiras organizacionais para a criação do conhecimento.
1ª barreira: A necessidade de uma linguagem legitimada;
2ª barreira: Histórias organizacionais;
3ª barreira: Procedimentos;
4ª barreira: Paradigmas da empresa;
Quais são elas?
1ª barreira: A língua é a chave para o aprendizado individual e a reflexão. No entanto, com o objetivo de compartilhar o que cada um sabe, o conhecimento