Gestão de conhecimento
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
GESTÃO DO CONHECIMENTO
CONCEITO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO
PROFESSOR: ME. MAURÍCIO DIAS
TUTOR: EZAINE CRISTINA VIANA DOS SANTOS
HORTOLÂNDIA
20 de junho de 2013
Introdução Cluster é um grupo de coisas ou atividades semelhantes que se desenvolvem conjuntamente. Entende-se a idéia de junção, união, integração e agregação.
A idéia de cluster, baseada em modelo organizacional com foco na associação de empresas, vem despertando grande interesse por parte das comunidades acadêmica, empresarial e governamental devido aos bons resultados que podem ser alcançados para o coletivo.
Para as empresas que optam pela estratégia de formação de um cluster é uma forma inovadora de alcançar a competitividade. São inúmeros os benefícios que podem ser alcançados pelos membros de um cluster, tais como: compartilhamento de frete; compras conjuntas que reduzem despesas; compartilhamento de recursos, conhecimentos e melhores práticas, entre outros. Para a sociedade, a formação de um cluster em determinada localidade proporcionará concentração de empresas, geração de emprego e renda, e melhoria de infra-estrutura e desenvolvimento social.
Cluster
Em um cluster, existe a competição, fator inerente à natureza das empresas e a cooperação, componente básica inerente ao formato de cluster. As firmas vão competir por mercados, ao mesmo tempo em que cooperam entre si para atingirem objetivos em comum ou complementar.
Portanto, na GC em um cluster, em que o compartilhamento é uma das idéias centrais de tal abordagem, deve-se considerar o fator cultural que envolve os participantes do aglomerado. O aspecto cultural pode ser um fator limitador da GC, se as firmas não estiverem preparadas e comprometidas para participarem do processo de forma aberta e baseada em confiança, compartilhando informações, ainda que consideradas estratégicas.
Ainda no âmbito