Gestão de conflitos
COMERCIO EXTERIOR
Porto Alegre, 01 de Junho.
2012
RESUMO
As relações de comércio exterior são fundamentais para qualquer país hoje em dia. O comércio internacional representa a maior parte do PIB na maioria desses países, isso mostra a importância de se ter bons parceiros comerciais e em muitos casos serem um bom “vizinho”, pois o comércio entre nações que territorialmente estão próximas umas das outras, são fundamental e necessário. Existem muitos exemplos de sucesso neste tipo de negociação, mas existem também alguns modelos de descompassos como, por exemplo, Brasil e Argentina. Esses dois países rivais eternos no esporte, mas com grande potencialidade de parcerias econômicas e políticas, volta e meia se encontram no meio de uma crise comercial. As retenções, imposições ou impecilhos impostos por um, normalmente gera a retaliação do outro.
As negociações, que deveriam ser de forma a ambas as partes sairem vitoriosas dos acordos, normalmente buscam um ganha perde, ou seja, alguém sempre quer levar vantagem. O resultado disso tudo é a perda que o dois países tem nas negociações entre si.
SUMÁRIO
1.0 INTRODUÇÃO 1
2.0 histórico 2 e 3 3.0 gráficos da relação comercial 4
4.0 métodos de negociação 5
5.0 estudo do caso 6
6.0 conclusão 7 7.0 bibliografia 8
1.0 INTRODUÇÃO
O comércio internacional ou comércio exterior é a troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais. Na maioria dos países, ele representa uma grande parcela do PIB. O comércio internacional está presente em grande parte da história da humanidade, mas a sua importância econômica, social e política se tornou crescente nos últimos séculos. Os avanços industriais, dos transportes, da globalização, o surgimento das corporações multinacionais, tiveram grande impacto no incremento deste comércio. O aumento do comércio internacional pode ser relacionado com o fenômeno da globalização.
A