Gestão de conflitos e eventos críticos
Campus Virtual
|[pic] |Atividade de avaliação a distância (AD) |
Disciplina: Gestão de Conflitos e Eventos Críticos
Curso: ________________________________________________________________
Professor: _________________________________________________________
Nome do aluno: _________________________________________________________
Data: ____________________
Orientações: ▪ Procure o professor sempre que tiver dúvidas. ▪ Entregue a atividade no prazo estipulado. ▪ Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final. ▪ Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
1. No gerenciamento de uma crise, a figura do negociador é fundamental. Quem deve ser essa pessoa e qual seu perfil? Uma pessoa só basta? (3,0)
Resposta:
Um policial qualificado, experiente e com treinamento específico. Ele deve possuir além habilidades pessoais, conhecimentos técnicos. O número de negociadores na cena do evento vai depender da duração e complexidade da crise. O mínimo recomendado é dois, sendo que o ideal de três a quatro. Isso permite a troca de ideias, revezamento e até uma substituição, se for o caso.
2. Qual a importância de se observar as regras de negociação? Quais os princípios que norteiam um processo de negociação? (3,5)
Resposta:
Tendo em vista que tais regras são fruto de estudos realizados a partir de experiências policiais em eventos adversos anteriores e que as mesmas vêm sendo aprimoradas ao longo do tempo, é de suma importância sua observação e correta aplicação em um evento crítico, uma vez que, sua correta utilização pode ser a chave do sucesso da operação. Como princípios que norteiam um processo de negociação, posso citar como prioritários: preservar vidas (de vítimas, e se possível dos criminosos) e aplicar a lei. De forma mais específica, temos outros princípios, tais como:
- Escolha