Gestão de Compras
Edclei da Silva Bezerra
Rio Branco – Acre, 04 de outubro de 2012.
Introdução – o que é Gestão de Compras?
O termo compra pode ser definido como a aquisição onerosa de uma coisa ou de um direito, pelo qual se paga determinado preço. A gestão de compras é uma atividade fundamental para o bom gerenciamento das empresas e que influencia diretamente nos seus estoques e no relacionamento com os clientes, estando também relacionada à competitividade e ao sucesso da organização.
A gestão de compras nada mais é que do que a atividade de obter com eficiência os materiais certos, nas quantidades corretas, com entregas na data certa e com os preços mais vantajosos para a empresa.
É uma atividade fundamental para o bom gerenciamento e sucesso da organização, pois ela tem consequências diretas no lucro da empresa. Para se ter uma ideia de sua importância, hoje uma empresa gasta em média de 50% a 80% da sua receita bruta com compras. Por isso, a empresa deve investir em um gestor de compras especializado e em um sistema de gerenciamento eficaz.
Além disso, deve manter uma lista sempre atualizada dos fornecedores para poupar tempo na hora de cotar preços. Outro ponto importante é a habilidade do gestor de compras em manter relacionamento, estes são importantes na hora de negociar preços e prazos.
Além de todos esses cuidados, é importante também, que o departamento de gestão de compras deve trabalhar em parceria com outros setores da empresa na conscientização dos funcionários no que tange à economia dos materiais e bens utilizados.
Atualmente, a gestão de compras é tida em conta como um fator estratégico nos negócios, focalizando o volume de recursos, sobretudo, financeiros. A função desta atividade, que compactua com todos os departamentos de uma empresa, tem como objetivos de eficiência a obtenção dos materiais certos, das quantidades corretas, das entregas atempadas e dos preços mais vantajosos.