Gestão de Compras e Estoque
PROFESSOR : DENILTON CUNHA
GRUPO: ANA CARLA RIBEIRO FABIANA RODRIGUES LOURRANA CAMPOS MAYARA RIBEIRO TAINARA OLIVEIRA
VITÓRIA / 2013
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL
LICITAÇÃO
ÍNDICE
1) O que é licitação ?
2) Quando ela é utilizada ?
3) Quais são as vantagens ?
4) Quais são as desvantagens ?
5) Quais os riscos envolvidos ?
6) Em que casos são mais indicados ?
INTRODUÇÃO
Partindo do princípio de que o administrador público deve, de maneira clara e objetiva elaborar o edital com especificações técnicas e desempenho, estabelecido na lei da aquisição de bens de serviços de qualidade por menor preço, tendo o dever de comandar a máquina pública voltada para a sociedade, dentro dos princípios básicos e regras impostas aos administradores. O objetivo dessa pesquisa é adquirir o conhecimento sobre licitação, o que é, como é utilizada, quais são as vantagens e desvantagens, quais os riscos e em que casos é indicado. Os objetivos da pesquisa foram atingidos quando se analisou as leis pertinentes, comparando-as, verificando as vantagens e desvantagens da aquisição dos bens pelo tipo de licitação.
DESENVOLVIMENTO
O que é licitação?
Licitação é um processo administrativo usado pelos órgãos governamentais quando pretendem adquirir, alocar, outorgar bens, realizar obras, comprar produtos e serviços para sua funcionalidade.
- Tipos de licitação
Leilão : É utilizado para venda de bens móveis, para a venda de produtos legalmente apreendidos , ou para a alienação de bens imóveis tomados , junto a credores a administração ou como resultado de processos jurídicos .
Concurso : É uma modalidade de licitação destinada a seleção de