Gestão de compras e estoque
CURSO DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
Esquematização da cadeia de suprimentos da fábrica de refrigerantes Quinari
Por
Adalberto P. de A. Júnior
Mayara dos Santos Santiago
Yuri B. Pamplona
Hermerson Carvalho
Uallef Felipe
Luanna Câmara
Tayany Araújo
Trabalho apresentado a Professora Me. Maria José de Castro, como requisito para composição parcial de nota.
Rio Branco - 2012
1.0 Introdução
Este trabalho visa mostrar como se desenvolve os processos logísticos da cadeia de Suprimentos na empresa Refrigerantes Quinari, mostrando detalhes de como são feitos os passos necessários para produção. A empresa é relativamente nova no mercado, deixando exposta a sua fragilidade no que se refere a sua cadeia de suprimentos, alguns processos ainda estão sendo ajustados de forma que todos os processos se ajustem a médio e longo prazo. A indústria funciona integrando processos de logística interna e externa de forma que algum imprevisto que venha a ocorrer em um desses processos afeta direta ou indiretamente a fabricação de refrigerantes. É uma verdadeira engrenagem que movimenta não só os processos referentes a produção mas também a armazenagem, transporte a atacadista e varejistas.
A indústria está localizada no município de Senador Guiomard – AC, conhecido como Quinari (23km da capital Rio Branco), daí a origem para o nome do refrigerante.
A Empresa Refrigerantes Quinarí não possui uma linha de produtos diversificada, produzindo somente refrigerantes, com diversos sabores como: Guaraná, Uva, Laranja, Limão e Cola; e atualmente ela está produzindo nos tamanhos de 2ℓ e também em 500 Mℓ, futuramente estará expandindo a sua linha de produção no ramo de bebidas energéticas com o Kina Power é claro visando a qualidade, satisfação dos clientes e a ampliação do mercado consumidor.
Por dia são fabricados 31.200 litros de refrigerantes, incluindo os 5 sabores, o que resultará em 65.000 pacotes por mês. Parte dessa