Gestão de Compras Actualmente
A principal função desta atividade é a interligação com todos os departamentos. Tem como objetivo de eficiência a obtenção dos materiais certos, das quantidades corretas, das entregas atempadas e dos preços mais vantajosos. Relativamente aos produtos ou serviços finais são necessários gastos nas compras de componentes para a produção dos mesmos. Tais gastos refletem entre 50 a 80% do total das receitas brutas. Como tal, evidenciam-se grandes impactos nos lucros quando são gerados pequenos ganhos devidos a uma melhoria na produtividade. Por este e outros fatores, como a reestruturação tecnológica das empresas, torna-se cada vez mais importante a atualização da informação e o dinamismo por parte das pessoas que trabalham nesta área. Os departamentos de compras têm como principais responsabilidades a escolha de fornecedores adequados e a negociação de preços. É correto afirmar que são necessárias contribuições de outros departamentos tanto para a pesquisa e avaliação de fornecedores como para a negociação de preços. Segundo a observação anterior, e num sentido amplo, induz-se também que comprar é uma responsabilidade de todos.
O que é a Gestão?
Qualquer Organização combina recursos materiais, humanos, financeiros e tecnológicos com vista a atingir os seus objectivos que podem ir da obtenção do lucro (empresas) à continuação de metas assistenciais, culturais, sociais ou cooperativas. Tais recursos devem ser combinados de forma eficiente e harmoniosa exigindo Organização. A gestão visa a coordenação desses recursos no sentido da sua optimização podendo assumir diferentes formas de que são exemplos a gestão de recursos humanos ou financeira.
Assim, pode-se dizer que a gestão visa a coordenação das actividades dos profissionais e dos recursos de uma organização ou de uma sua parte, com vista a atingir os