Gestão de competências e conhecimento
PÓS-GRADUAÇÃO
GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Gestão de Competências e Conhecimento
Tarefa II da WebQuest
Integrantes:
Adriano Correa
Diogo Araujo
Helcio Phillipe
Raquel Miranda
Professor: José Fernando Pereira Junior
Belo Horizonte, 26 de Agosto de 2011.
Gestão do Conhecimento surgiu no início da década de 90 e, segundo SVEIBY (1998, p. 3), “a Gestão do Conhecimento não é mais uma moda de eficiência operacional. Faz parte da estratégia empresarial.”
Gestão do Conhecimento, esta associada a três conceitos; dado, informação, e conhecimento.
Dado é o registro estruturado de transações e pode ser definido como um conjunto de fatos distintos e objetivos, relativos a eventos. É informação bruta, descrição exata de algo ou de algum evento. Os dados em sozinhos não são dotados de relevância, propósito e significado, porém são importantes porque são a matéria-prima essencial para a criação da informação.
Informação é uma mensagem com dados organizados, podendo ser audível ou visível.“São dados interpretados, dotados de relevância e propósito” (DRUCKER, 1999, p.32).
O conhecimento provem da informação assim como esta provem dos dados. O conhecimento não é puro nem simples, é fluido e formalmente estruturado; é intuitivo e, difícil de ser colocado em palavras ou plenamente entendido em termos lógicos.
Pode se classificar o conhecimento humano em dois tipos: conhecimento tácito e conhecimento explícito.
Conhecimento explícito é o que pode ser traduzido na linguagem formal. Ele pode ser transmitido formal e facilmente entre os indivíduos.
O conhecimento tácito é difícil de ser traduzido na linguagem formal. É o conhecimento pessoal incorporado à experiência individual e envolve fatores intangíveis como, por exemplo, crenças pessoais, perspectivas, sistema de valor, insights, intuições, emoções, habilidades É considerado como uma fonte importante de competitividade entre as organizações. Só pode ser