Gestão de Atividade
1. INTRODUÇÃO............................................................................... 3
2. DESCRIÇÃO DO ASSUNTO........................................................ 3
3. ANÁLISE CRÍTICA...................................................................... 4
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................... 4
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................... 5
1.Introdução:
Este estudo visa tratar da terceirização no setor público, conceituando suas vantagens e desvantagens, dentro do processo de Gestão Pública.
O crescimento da terceirização no setor público começou a partir da década de 60, com a preocupação de conter o crescimento da máquina administrativa e para aplicar os princípios de economicidade, eficiência e qualidade dentro da esfera pública, instituída através do Decreto-lei 200/1967, “que com seus postulados de planejamento, coordenação, supervisão, delegação de competência (descentralização e desconcentração) e controle implementou a reforma administrativa” (FERRAZ. 1997).
De acordo com o decreto supra citado, as atividades a serem terceirizadas ficaria restrita a “Atividades-meio”, em suma, atividades como a limpeza, segurança, manutenção e outros. Os serviços de “Atividades-fim”, ficariam restritos à contratação pública.
A terceirização veio, neste cenário, tentar resolver questões para reduzir os gastos com a máquina do Estado e equilibrar as contas públicas, transferindo responsabilidades de alguns serviços a empresas privadas, nacionais e multinacionais, cooperativas e organizações governamentais e não-governamentais.
2. Descrição do assunto:
A terceirização visa aos ganhos em escala de eficiência, pois a empresa pode focar seus recursos nas “atividades-fim”, gerando ganhos com qualidade, produtividade e outros, além de ganhos com redução de custos, delegando a contratação de