Gestão de Armazenagem
CURSO TÉCNICO EM LOGÍSTICA
ARMAZENAGEM
CUIABA – MT
2014
EDNARDO BRUNO FERREIRA DE LIMA
GESTÃO DE ARMAZENAGEM
Trabalho de Logistica, submetido à SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial como parte dos requisitos avaliativos para obtenção da nota de armazenagem.
1. Armazenagem
O espaço destinado à estocagem de bens foi no passo direcionado aos locais menos adequados, e estrategicamente inferiores, com o decorrer do tempo, e a evolução econômica e o desenvolvimento tecnológico, o aproveitamento indevido do espaço de armazenagem tornou-se inadequado financeiramente.
Conclui-se que apenas guardar o material já não era suficiente, dessa forma, obtivemos outros modelos e técnicas, como por exemplo, a expansão da área em altura diminuindo assim a área em solo ocupado, dessa forma otimizando o alcance de um estoque.
Logo foi possível identificar a obtenção de maiores lucros através da armazenagem de bens, pois independentemente de como o processo de produção ocorreu o próximo passo será armazena-lo.
A armazenagem é uma função fortemente agregada à logística, pois no âmbito de suprimentos, é necessário que as matérias primas e suprimentos sejam racionalmente armazenados, já no processo de produção, existem estoques de produtos em processo, e, na distribuição armazena-se o produto acabado, onde encontra-se, talvez, a área de maior complexibilidade, pois necessita-se de grande agilidade e flexibilidade na operação, para atender os interesses do mercado consumidor, sem gerar excesso de espaço ocupado, que pode assim aumentar o custo final do produto, e também, influenciar o orçamento e planejamento de uma empresa.
Podemos ainda considerar os sistemas de armazenagem, onde uma estrutura organizada funciona de forma coordenada entre si, na perfeita disposição de um todo, para caracterizar tal “sistema”, é necessário que exista perfeita integração entre suas