Gestão da qualidade
A filosofia que orienta as diversas estratégias da qualidade está baseada em alguns estudiosos do assunto e que pela sua contribuição devem ser conhecidos como gurus da qualidade, isto é, como orientadores do caminho e da importância que hoje a qualidade detém.Claro é que podem ser lembrados outros especialistas além dos que serão abordados,entretanto os citados adiante podem ser considerados como referencias obrigatórias ao melhor entendimento do que hoje orienta a abordagem da qualidade.Este trabalho tratará, entre outros, dos seguintes estudiosos:
•DEMING
•JURAN
•CROSBY
•FEIGENBAUN
•ISHIKAWA
W. EDWARDS DEMING
Adaptou um método de abordagem sistemática para a resolução de problemas conhecido como PDCA (Plan, Do, Check, Action), ou ciclo de Shewhart.
Os 14 pontos de Deming para a melhoria da qualidade (veja abaixo os 14 passos recomendados por Deming), as sete doenças mortais da qualidade e os 12 grandes obstáculos tornaram-se uma referência universal no ensino e na prática da qualidade. Ávida e a obra de Deming foram objeto de quatro livros biográficos que se tornaram Best da gestão.
–
Os 14 passos recomendados por Deming:
1 Crie uma visão consistente para a melhoria de um produto ou serviço objetivando tornar-se competitivo e manter-se em atividade.
2 Adote a nova filosofia e assuma a sua liderança na empresa.
3 Termine com a dependência da inspeção como via para a qualidade.
4 Minimize os custos com a seleção de um fornecedor preferencial.
5 Melhore de uma forma constante e contínua cada processo.
6 Promova a aprendizagem no terreno (training on the job).
7 Encare a liderança como algo que todos podem aprender.
8 Não lidere com base no medo. Evite usar um estilo autoritário de gestão.
9 Destrua as barreiras entre os departamentos funcionais.
10 Elimine as campanhas ou slogans com base na imposição de metas.
11 Abandone a gestão por objetivos com base em indicadores quantitativos.
12