Gestão da qualidade
Atividades Práticas Supervisionadas
8º B - Administração – 2012
Gestão da Qualidade
Profº Romualdo Lucchesi
Sorocaba
2012
Faculdade Anhanguera de Sorocaba
Introdução
A atividade prática supervisionada tem o propósito de favorecer a aprendizagem, o trabalho em grupo, pensamento estratégico, reconhecer, definir e solucionar problemas e aplicar a teoria e os conceitos para solução de problemas relacionados á profissão.
Passo 2
“A importância da ferramenta de qualidade e do método PDCA”
O ciclo PDCA é uma das ferramentas mais conhecidas do TQM (gestão da qualidade total) para controle de processos. O ciclo PDCA foi levado e aplicado no Japão por Deming, sendo uma das principais ferramentas para controle dos processos de uma empresa, é indispensável nas organizações. Existem empresas que não fazem a gestão da qualidade, utiliza o processo produtivo usual, que são divididos em três etapas:
Planejamento: Equipe de planejamento do produto ou serviço, quem planeja não executa.
Produção: Equipe de execução ou produção, quem executa não participa do planejamento.
Checagem: Pessoal de inspeção, quem inspeciona nunca executa e raramente participa do planejamento.
No processo produtivo usual há uma preocupação com a qualidade, e se expressa apenas pela inspeção do produto, sendo uma medida tardia, impedindo a prevenção do erro. O erro gera custos, e os custos do processo produtivo são repassados ao consumidor.
O ciclo PDCA possui a intervenção em um processo produtivo completo ou em qualquer atividade de uma empresa, sendo que não pressupõe isolamentos entre uma etapa e outra, elas constantemente se intercomunicam e se retroalimentam.
O ciclo é composto por quatro etapas:
Planejar: Definir os objetivos ou metas e as estratégias ou