Gestão da qualidade
ISO 9000 - Ela é uma organização não governamental que está presente hoje em cerca de 120 países. Esta organização foi fundada em 1947 em Genebra, e sua função é promover a normalização de produtos e serviços, utilizando determinadas normas, para que a qualidade dos produtos seja sempre melhorada.
No Brasil, o órgão que representa a ISO chama-se ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) A ISO 9000 é um modelo de padronização.
A organização deve seguir alguns passos e atender alguns requisitos da ISO 9001 para serem certificadas, dentre esses requisitos podemos citar:
-Padronização de todos os processos chaves do negócio, processos que afetam o produto e conseqüentemente o cliente; -Monitoramento e medição dos processos de fabricação para assegurar a qualidade do produto/serviço, através de indicadores de performance e desvios; Implementar e manter os registros adequados e necessários para garantir a rastreabilidade do processo;
-Inspeção de qualidade e meios apropriados de ações corretivas quando necessário; -Revisão sistemática dos processos e do sistema da qualidade para garantir sua eficácia.
ISO 14000 - é uma forma abrangente e holística de administrar o meio ambiente que inclui regulamentos, prevenção de poluição, conservação de recursos e proteção ambiental, como a manutenção da camada de ozônio e o tratamento do aquecimento global (UPADHYAY, apud HARINGTON; KNIGHT, 2001, p. 21).
Desde a 1.ª Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, realizada em Estocolmo em 1972, o meio ambiente passou a ter um papel de preocupação mais destacado nas atividades humanas, reconhecido pelos governos como indispensável o cuidado ambiental, sob pena de esgotarmos os recursos naturais.
Uma das formas encontradas para o adequado gerenciamento dos recursos naturais é a aplicação das Normas ISO 14000, que estabelece um sistema de gerenciamento ambiental (SGA) para todo e qualquer tipo de empreendimento.
Sistema de Gestão