Gestão da qualidade
Unidade IV
12 PROGRAMA 5S DA QUALIDADE
Desenvolvido no Japão, após a Segunda Guerra Mundial, o Programa 5S (conhecido também como Housekeeping) é um método utilizado pelos pais para ensinar a seus filhos os princípios educacionais que os levariam até a fase adulta.
5
Apesar de ter sido idealizado para difundir princípios educacionais, o Programa 5S é uma importante ferramenta para a implantação e a consolidação da gestão da Qualidade Total, pois se trata de um ciclo cujas ações sempre estão se renovando devido à constante busca pela qualidade.
5S
Seiketsu
Saúde
10
S
Ord eito en n açã o
Seiso
Limp
eza
uke
Shits iplina disc Auto
iri
Se ação iliz Ut
Mesmo tendo surgido no Extremo Oriente, sua essência percorre o mundo e está presente em qualquer nação, sociedade, família ou pessoa que tenha bons hábitos, que zele pela higiene, pela segurança, pelo bem-estar e tenha sensatez e respeito para com o próximo.
101
Unidade IV
O Programa 5S, sob o ponto de vista do trabalho, é um método voltado para administrar mudanças comportamentais na organização, fundamentado no envolvimento e na conscientização das pessoas que, através de suas ações, criam
5 um ambiente propício para uma melhor qualidade de vida pessoal e profissional.
O termo “5S” refere-se a cinco palavras em japonês que começam com a letra s e sintetizam as cinco etapas do programa. Em português, a palavra que melhor traduz o
10 significado dos 5S é “senso” que, segundo Aurélio Buarque de
Holanda, significa “faculdade de apreciar, julgar e entender”.
As palavras japonesas que deram origem ao Programa 5S são: seiri, seiton, seiso, seiketsu e shitsuke. Traduzidas para o português tornaram-se, respectivamente, os sensos:
15 de utilização, de ordenação, de limpeza, de saúde e de autodisciplina. 12.1 Seiri ⇒ Senso de utilização
Aplicar o senso de utilização significa usar os recursos disponíveis com bom senso e