Gestão da qualidade
O trabalho em questão tem o objetivo de estudar um tema que há muito tempo vem sendo objeto de pesquisa por vários pensadores e estudiosos do comportamento humano: “A Personalidade”. Pretende-se aqui focar seu conceito, importância e formação por influências hereditárias e ambientais.
Na história da humanidade, sempre foi interessante e importante o estudo sobre o homem e seu comportamento, assim como na vida moderna, onde esse tema tornou-se essencial para todas as pessoas, especialmente porque o convívio nas organizações e setores da sociedade tornou-se mais competitiva.
Estudar sobre Personalidade, é algo de grande importância para todos, pois permite conhecer as diferenças e compreende-las, facilitando o relacionamento interpessoal em vários setores da sociedade e organizações (empresas, escolas, etc.). É de grande importância para quem conduz equipes no trabalho, pois permite aproveitar o que há de melhor em cada pessoa, valorizando-a e inibindo possíveis conflitos no grupo, e consequentemente, tornando as tarefas a executar, ainda mais produtivas.
1. PERSONALIDADE
1. Conceito
Por volta do século XIX surgiu o termo “Personalidade” (do latim persona, máscara) para designar as qualidades inatas de uma pessoa. Este termo é a consolidação dos termos: caráter e temperamento.
Segundo Baptista (2008), a Personalidade é para a maioria dos autores, o conjunto de traços que distingue um indivíduo do outro, no meio de uma coletividade, ou seja, é o conjunto de características psicológicas que determinam os padrões de pensar, sentir e agir a individualidade pessoal e social de alguém. A formação da personalidade é processo gradual, complexo e único a cada indivíduo. O termo é usado em linguagem comum com o sentido de “conjunto das características marcantes de uma pessoa”, de forma que se pode dizer que uma pessoa “não tem personalidade”. Esse uso, no entanto, leva em