Gestão da qualidade
Bacharelado em Administração
Gestão da Qualidade
Relatório de comparação entre produtos das Marcas Nike e Adidas
Foco: Comparar a qualidade entre os produtos do mesmo segmento
AUTORES:
Brasília (DF)
11 de novembro de 2010
SUMÁRIO
Apresentação 03
1. Nike 04
2. Adidas 06
3. Descrição dos produtos 07
3.1. Nike Running 07
3.2. Adidas Running 08
4. Implementação de melhorias 09
Considerações finais 11
Referências Bibliográficas 12
Apresentação
O mercado esportivo brasileiro vem se adaptando à nova dinâmica imposta pelas grandes transformações econômicas ocorridas nas últimas décadas.
O desenvolvimento de novas tecnologias e o aprimoramento gerencial da produção contribuiu para um aumento na produtividade e no padrão de qualidade dos produtos manufaturados nos anos 80. A reengenharia e o principio da parte central dos negócios deram mais dinâmica às empresas, facilitando o processo de internacionalização.
Com elevados investimentos em marketing e em pesquisa e desenvolvimento de produto as marcas multinacionais se fortaleceram no mercado mundial fazendo com que a disputa por market share ganhasse proporções globais.
Diante do fenômeno da globalização e da abertura econômica brasileira, no inicio da década de 90, novos fabricantes internacionais ingressaram no país. Essa entrada levou às mudanças radicais no modo de produzir e gerir dos fabricantes nacionais de artigos esportivos, que buscavam diferenciais competitivos para se manterem no mercado.
A atual estabilidade na economia e as perspectivas de crescimento geram um cenário otimista para os próximos anos: o mercado brasileiro de artigos esportivos nesse contexto apresenta uma excelente potencialidade de crescimento.
O setor movimenta em média R$ 35 bilhões por ano, o que equivalente á 3% do PIB brasileiro. O Running é um segmento que tem se tornado atrativo nos últimos anos, com quatro milhões de praticantes, o mercado cresce