gestão da produção
Planejamento Agregado fornece apenas medidas consolidadas para todos os produtos ou para algumas linhas individualizadas; a implementação efetiva exige que haja uma desagregação do planejamento em produtos individuais.
Plano de Produção ou Plano Mestre de Produção documento que diz quais itens serão produzidos, e quanto de cada um, para um determinado período de algumas semanas, 6 meses ou mesmo um ano. Quando o PMP existem relativamente poucos componentes, montados em muitas combinações diferentes para dar origem a diversos produtos, o PMP será provavelmente montando para os componentes e não para os produtos finais, que obedecerão depois a um cronograma de montagem.
Objetivos do PCP:
Permitir que os produtos tenham a qualidade especificada;
Fazer com que máquinas e pessoas operem com os níveis desejados de produtividade;
Reduzir os estoques e os custos operacionais;
Manter ou melhorar o nível de atendimento ao cliente.
Reduzir custos operacionais – Requer que sejam reduzidos os estoques de produtos acabados, de matérias-primas e de material em processo ( produtos semiprocessados); por sua vez, atingir a produtividade desejadas de pessoas e máquinas pode exigir um grau de ocupação desses recursos que acabe levando ao aumento de estoques, principalmente se a demanda for muito flutuante.
Programar a produção – Em atividades industriais envolve primeiramente o processo de distribuir as operações necessárias pelos diversos centros de trabalhos. Essa fase recebe o nome de alocação de carga.
.
Controlar a produção – Significa