Gestão da produção mais limpa uma opção para o processo fabril
Uma proposta para o processo fabril
Larissa da Silva Lopes ¹
Profª. Renata Silva ²
06 de Junho de 2011
1. RESUMO
Este artigo tem como objetivo propor o uso das técnicas de produção mais limpa em uma cozinha industrial. Com a intenção de alcançar este objetivo, foi realizado um estudo de caso com abordagem qualitativa, baseado por pesquisas bibliográficas, estágio curricular e os relatórios anteriores (prognóstico, diagnóstico e análise de intervenção), para tanto o objetivo da pesquisa foi classificado como exploratória descritiva. Os dados foram coletados através observação, depoimentos, entrevistas semi-estruturadas e notas de pesquisas. Para o resultado objetiva-se constatar melhora no processo produtivo da fábrica. Apesar de a empresa necessitar fazer uma viabilidade econômica financeira para os investimentos, as sugestões para tanto foram além de simples trocas de equipamentos ou aquisições, tendo como fonte norteadora a responsabilidade e a consciência sustentável, para seus atos soluções para os problemas causados ao meio ambiente.
2. INTRODUÇÃO
As alterações climáticas dos últimos anos têm gerado um dos maiores desafios das organizações que é manter a competitividade no mercado global de uma maneira sustentável. A crescente preservação ambiental e conscientização ecológica trouxe uma nova visão da opinião pública o que de certa forma vem impactando nas políticas adotadas pelas organizações.
Com a expansão da globalização, as empresas para continuarem lucrativas no mercado atual, tem buscado incessantemente a competitividade a qualquer custo o que gera, inúmeros riscos ao meio ambiente, à sociedade e também, à própria economia. Um dos maiores desafios das empresas na atualidade consiste em conciliar a pressão do mercado por novos produtos e serviços com a necessidade da comunidade por melhor qualidade de vida. Segundo Slack (2002), “atingir a sustentabilidade significa reduzir ou pelo menos estabilizar a