Gestão da mudança
A mudança organizacional pode significar desde uma alteração de posição no mercado, mudança na sua função social, modificação no seu direccionamento estratégico com possível alteração na sua missão e visão e reavaliação das suas práticas nos diferentes níveis de autoridade e responsabilidade.A mudança é tida como processo natural ao longo da existência das organizações. Para que um processo de mudança tenha sucesso, deve existir liderança, confiança do accionistas e tempo.
Índice
[esconder]
1 O Processo de gestão da mudança 1.1 Mudança Incremental 1.2 Mudança Planejada 1.3 Mudança Emergente 1.4 Mudança Radical 1.5 Tipos de Mudança 2 Etapas da gestão da mudança 3 Resistência à mudança 4 Estratégias de Mudança 5 Referências
[editar] O Processo de gestão da mudança
A gestão da mudança é um processo eficaz de alocação de recursos, de forma a transformar a organização, com o objetivo de melhorar a sua eficácia. Existem diversas condicionantes que influenciam o processo de mudança de uma organização, como o nível de recursos que a empresa dispõe, o setor onde se insere, a maior ou menor necessidade de mudança, qualidade da gestão e a atual envolvente política, econômica, social, tecnológica, ambiental e legal.
Habitualmente, torna-se necessário promover um processo de mudança quando a