Gestão da informação
O primeiro princípio é o desenvolvimento, nos trabalhos ou projetos implementados, de soluções de problemas com tamanho e complexidade equivalentes a situações reais.
A utilização dos chamados toy problems não desenvolve competências referentes à utilização de alguma técnica em particular quando extrapolada para problemas com maior ordem de magnitude no que se refere a tamanho e/ou complexidade.
Enquanto que para uma minoria de alunos, composta por estudantes que já possuem raciocínio lógico e abstrato bem desenvolvidos e capacidade de estabelecer ligações entre conhecimentos aparentemente não relacionados, esta dificuldade não existe, para a grande maioria ela é um impedimento na utilização prática do conhecimento, relegando o mesmo a um segundo plano e inviabilizando-o de, no futuro, ser um agente transformador do mercado, como expresso no perfil do egresso.
Desta forma, e atendendo ao princípio do aprendizado top-down, os trabalhos e projetos deverão ter abrangência e profundidade semelhantes aos problemas reais, onde os alunos, ao longo das disciplinas, que deverão atuar de forma integrada, irão buscar as técnicas do estado- da-arte e os fundamentos teóricos do desenvolvimento da solução de tais problemas.
Desta maneira espera-se desenvolver a capacidade de integração e relacionamento de conhecimentos a partir da necessidade de sua utilização prática, gerando-se um profissional apto à criação de novos conhecimentos e tecnologias.
ABSTRACT
The first principle is the development in the work or projects implemented solutions for problems with size and complexity equivalent to real situations.
The use of so-called toy problems do not develop skills for the use of a particular technique when extrapolated to problems with higher order of magnitude with respect to size and / or complexity.
While for a minority of students, composed of students who have logical reasoning and abstract and well-developed ability to establish