Gestão da Informação
Turma: Administração 404
Trabalho de Gestão da Informação
Resenha informativa.
“Inteligência Competitiva em Organizações: dado, informação e conhecimento” Podemos considerar que dados, informações e conhecimentos, quando bem utilizados por organizações se transformam em grandes diferenciais de competitividade. Se as organizações forem competentes e conseguirem filtrar bons dados, interpretar boas informações e aplicarem seus conhecimentos elas poderão ter este fator de gestão de informação como um lado positivo. Esses itens bem aplicados aumentam a produtividade e a qualidade dos trabalhos. Em relação à economia, a gestão dessas informações pode colaborar com as atitudes que deveram ser tomadas dentro da organização para enfrentar as mudanças que ocorrem diariamente.
Segundo Miranda dados, são registros que não tem valor concreto se não forem bem organizados. A mesma situação acontece com as informações que só são significativas quando bem filtradas e aplicadas.
“Dado é o conjunto de registros qualitativos ou quantitativos conhecidos que organizado, agrupado, categorizado e padronizado adequadamente transformando-se em informação.”
“Informação são dados organizados de modo significativo, sendo subsídio útil à tomada de decisão.”
Miranda.
Lastres e Albani dividem o Conhecimento com duas características, o codificável e o tácito. O conhecimento codificável pode ser caracterizado como aquele adquirido por livros ou por meio de professores, é um conhecimento que pode ser repassado com muito mais facilidade que o tácito, pois o tácito é o conhecimento adquirido por algum acontecimento no cotidiano. Para Miranda o conhecimento tácito é também por conhecimento do cotidiano, porém envolve crenças, sentimentos, emoções e características da personalidade; já conhecimento explícito é o já visto em livros ou documentos. Em todas as áreas de uma organização ocorre a necessidade da presença de dados,