gestão da informação
Ecologia da informação: Livro Base- amarelo e vermelho. ASK NA BIBLIOTECA
Cap 1)
A informação e seus dissabores:
Introdução.
Dado, informação, conhecimento;
Abordagem holística da informação;
Ecologia da informação;
Cap 2)
A ilusão do controle: nosso passado informacional:
Abordagens de controle; (São ao todo 4 abordagens de controle)
Anotações da matéria;
Problemas mais comuns: confusão de todos estes itens.
Abordagem Holística: somente uma pessoa na frente de todas as decisões, das estratégias e do conhecimento, não dá pra delegar conhecimento.
Público vs Privado.
Atualmente, ficou mais difícil controlar as informações ( a ilusão do controle da informação). São muitas as informações, mas nem todas são confiáveis e úteis.
Cap 3)
O melhor dos mundos: ecologia da informação
Anotações pessoais:
Atuar em ambientes relativamente complexos nos ajuda a gerar mais informação.
Pensar na “marolinha” criada pela pedra jogada na água. Aquilo representa a informação e a inovação em um ambiente estável. A pedra é algo externo que influencia toda a organização. É a escolha da empresa que eu faço, deve-se saber se a empresa foge do que a aflige, ou encara, cria uma estratégia, toma uma atitude e se modifica para melhor, crescendo mais e mais. Errar é comum, não deixe de arriscar por medo de errar. Não se feche se errou, analise o erro, corrija-o e faça melhor da próxima vez. Atributos-chave:
1) Integração dos vários tipos de informação; Uma pessoa bem informada não tem valor nenhum, uma pessoa que sabe usar as informações que tem para gerar conhecimento tem muito valor. Como sabemos que estamos integrando todos os tipos de informação na prática? Tem que gerar conhecimento. Ao ponto de alguém conseguir visualizar esse conhecimento: em produtos, em serviços, etc. Tem que ser perceptível. Quando há mudança de paradigma. No paradigma da energia tem informação, mas não tem integração entre elas. As empresas são tão