Gestão da educação e a formação do profissional da educação no brasil
Analisar a reforma educacional no Brasil, o espaço de formação do administrador da educação no curso de pedagogia, sua mudanças tanto dos profissionais quanto da Educação Básica, a partir da LDB, abordando suas exigências colocadas para o campo de ensino. Discutindo, refletindo assim construído e aperfeiçoando projetos pedagógicos para o curso de Pedagogia.
GESTÃO DA EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
A gestão da educação: ponto-chave das reformas educacionais:
Essas reformas dão um formato organizacional para o ensino nas escolas, com estratégias de descentralização visando à melhoria da qualidade da educação. A gestão do sistema nacional o Brasil ganha mais relevância com o Plano Decenal de Educação para Todos.
De acordo com o site http://www.educabrasil.com.br/eb/dic/dicionario.asp?id=91 visitado em14/06/11
O Plano Decenal de Educação para Todos é um documento elaborado em 1993 pelo Ministério da Educação (MEC) destinado a cumprir num período de uma década (1993 a 2003), as resoluções da Conferencia Mundial de Educação para Todos, realizado em Jomtien, na Tailândia, em 1990, pela Unesco, Unicef, Pnud e Banco Mundial. Esse documento é considerado “um conjunto de diretrizes políticas voltado para a recuperação das escolas fundamentais no pais”.
Também se fundamentava nas necessidades estabelecidas na V Reunião do Comitê Regional Intergovernamental do Projeto Principal de Educação (PROMELAC V). Uma das teses principal aprovada foi “Profissionalizar a Ação do Ministério de Educação e outras administrações educativas”. Texto de Aguiar (p.194).
O sucesso desse plano dependia da capacidade gerencial do poder publico, mancando a aceitação formal do governo federal as teses e estratégias que estavam sendo formuladas em foros internacionais para a melhoria da educação básica.
Para o MEC havia uma necessidade de superar incompetências, o