Gestão da cultura organizacional
A cultura organizacional influencia diretamente o gerenciamento das instituições. No ritmo contemporâneo as empresas necessitam estar atentas às rápidas transformações; adequando-se e antecipando-se às mudanças ambientais e incorporando-as nas produções internas. A consciência da relevância da gestão de elementos culturais será um dos fatores determinantes para o sucesso ou fracasso de uma organização.
Palavras-chave
Cultura organizacional; gestão; modelos mentais; flexibilidade; ambiente.
1. Introdução De acordo com a atual dinâmica global, torna-se requisito fundamental a gerência da cultura organizacional para que as instituições estejam aptas a serem competitivas o suficiente para sobreviver e prosperar.
O mundo contemporâneo se transforma rapidamente, através de um processo natural de evolução, e por essa razão, as organizações necessitam ser flexíveis e capazes de se antecipar, prevendo suas mudanças. Desta forma, elementos culturais são de suma importância para a percepção e sua conseqüente gestão, na medida em que sua compreensão auxilia a adequá-la neste contexto. O estudo da cultura permite a sincronia entre ambiente interno e externo.
Ter consciência da sua importância na gestão facilita a construção de um mecanismo capaz de controlar e manipular seu funcionamento, ajustando-se as alterações ambientais. O desempenho excelente de uma empresa depende diretamente do nível de conhecimento da cultura existente. Observar atentamente a relevância do ambiente cultural permite às instituições alertarem-se a respeito das transformações mundiais.
2. Cultura Organizacional
A Cultura Organizacional é um conjunto de valores, regras e normas que controlam as interações dos membros da organização entre si e com o meio externo. Determina a maneira como as pessoas se comportam e agem, de que forma tomam decisões e gerenciam o ambiente. Ela reflete a situação da entidade em um determinado