Gestão Cultural
CENTRO DE PESQUISA E DOCUMENTAÇAO HISTÓRIA
CONTEMPORÂNEA DO BRASIL (CPDOC)
PÓS-GRADUAÇAO EM HISTÓRIA POLÍTICA E BENS CULTURAIS (PPHPBC)
MESTRADO EM BENS CULTURAIS E PROJETOS SOCIAIS
GESTÃO DE ORGANIZAÇÕES CULTURAIS
Trabalho de posicionamento textos bases:
GOULART, Sueli; MENEZES, M. F. F.; GONÇALVES, J. C. S. composição e características do campo organizacional do museus e teatros da região metropolitana do Recife. In: CARVALHO, Cristina Amélia; VIEIRA, Marcelo Milano Falcão (Orgs.). Organizações, cultura e desenvolvimento local: a agenda de pesquisa do Observatório da Realidade Organizacional. Recife, EDUFEPE, 2003.
VIEIRA, Marcelo Milano Falcão; CARVALHO, Cristina Amélia; SILVA, Rosimeri Carvalho da. The process of historical evolution of organizational fields: an analyses of museums and theatres in southern and notheastern Brazil, International Journal of Arts Management. v.11, n. 2, 2009.
VIEIRA, Marcelo Milano Falcão; LEÃO JR, Fernando Pontual de Souza. Jogos de poder: institucionalização e mudança no Museu de Arte Moderna do Recife. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO. 24. 2000, Florianopólis. Anais... Rio de Janeiro, ANPAD, 2000, 1 CD-ROM.
Mestranda: Mariangela Pinheiro de Carvalho Prof. Marcelo Milano Falcão Vieira, Ph.D.
Rio de Janeiro
04 de maio de 2008
O artigo de Sueli Goulart, Michelle Menezes e Julio Gonçalves apresenta de maneira bastante didática uma análise das estruturas organizacionais da capital de Pernambuco. O texto é de fácil compreensão, principalmente pelo uso de tabelas e gráficos que apresentam os dados coletados durante a pesquisa que traçou um panorama do campo organizacional de museus e teatros de Recife. Mesmo para quem não tem uma ligação ou conhecimento da cultura local, é possível compreender as dinâmicas que regulamentam a organização das instituições e como elas se apresentam diante da sociedade.
Neste texto,