Gestão aplicada na área da construção civil
1 INTRODUÇÃO
A presente pesquisa procura estabelecer os principais parâmetros necessários para a compreensão da Construção Civil diante da perspectiva auxiliadora proporcionada pela Administração. Para tal uma série de questões serão expostas a fim elucidar os principais mecanismos responsáveis por garantir a integração entre essas duas áreas.
No primeiro capítulo a Construção Civil será identificada através de sua íntima participação atrelada ao crescimento do PIB brasileiro, demonstrando suas particularidades no setor, suas principais aplicações e necessidades. A crise decorrente dos últimos anos proveniente dos EUA também será abordada apresentando suas principais implicações no mercado mundial e mais especificadamente no mercado brasileiro. O crescimento do setor no Brasil será analisado diante do seu índice participativo na riqueza total do país, assim como questões ligadas diretamente a Construção Civil, como a falta de mão de obra especializada no setor, serão retratadas a fim de elucidas as principais características do sistema. Dessa forma, economia e Construção Civil servem nesse primeiro momento para realizar um apanhado das principais implicações do setor no desenvolvimento economico e social de um país, apontando uma breve retrospectiva histórica do setor, assim como a aliança entre Construção Civil e Administração se tornam viáveis diante do competitivo mercado atual e das transformações inerentes ao mundo globalizado.
No segundo capítulo a produtividade na Construção Civil é analisada por meio de suas principais implicações na otimização do sistema. Assim, diversas técnicas responsáveis por garantir essa otimização serão demonstradas e especificadas, tais como o uso da internet para divulgação e vendas, o Marketing Pessoal, a Responsabilidade social, a prática do Benchmarking, como outros mecanismos de importante atuação no sucesso de grandes empresas do setor.
Para isso a relação com o cliente, como forma de potencializar as vendas