Gestão ambiental01
968 palavras
4 páginas
[pic]SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL
JOSANE RODRIGUES FERREIRA DE LIMA
DIAGNÓSTICO AMBIENTAL EM UMA EMPRESA DO RAMO DE ARMAZENAMENTO E TRANSPORTE DE COMBUSTÍVEIS.
LUÍS EDUARDO MAGALHÃES-BA
2012
INTRODUÇÃO:
O questionário apresentado abaixo foi desenvolvido com base nos principais pontos de verificação de um Sistema de Gestão Ambiental, onde a aplicação do mesmo poderá ocorrer no dia a dia de trabalho, bem como em processos de auditorias internas / externas.
O questionário deve passar por frequente avaliação e análise crítica, sendo necessário o seu desenvolvimento a partir dos principais pontos de avaliação e medição socioambiental.
2. DESENVOLVIMENTO:
A empresa possui Licença Ambiental? Essa licença esta em dia? Existem condicionantes?
A empresa possui Licença ambiental. O licenciamento ambiental é uma obrigação legal prévia a instalação de qualquer empreendimento ou atividade potencialmente poluidora ou degradadora do meio ambiente.
As principais diretrizes para execução do licenciamento ambiental estão expressas na lei 6.938/81 e nas resoluções CONAMA N°001/86 e nº 237/97.
A obrigação de Licenciar Ambientalmente é compartilhada pelos órgãos Municipais do Meio Ambiente, Estaduais de Meio Ambiente e pelo Ibama, como partes integrantes do SISNAMA ( Sistema Nacional de Meio Ambiente ). O critério para definição do membro do SISNAMA competente para realização do licenciamento Ambiental deve ser fundado no alcance dos “impactos ambientais” da atividade ou empreendimento, conforme regrado pela Resolução CONAMA nº 237/97. Não obstante a regra geral mencionada, os Órgãos da esfera estadual tem se mostrado mais organizados que os Órgãos da Esfera Municipal, sendo certo que, diante da existência de órgão municipal estruturado e organizado esse órgão, o órgão