Gestão ambiental
1. Introdução
A gestão ambiental é uma atividade muito recente, que vem ganhando espaço nas instituições públicas e privadas com o passar do tempo. Através desta prática é possível alcançar a mobilização das organizações para se adequar à promoção de um ambiente ecologicamente correto.
A preocupação ambiental decorre de uma realidade econômica em crescimento acelerado, resultado de uma competitividade e inovação, em que a necessidade de detecção dos fatores críticos de sucesso é a chave para um desenvolvimento sustentável.
Fundamentada na ISO 14001, a gestão ambiental tem como objetivo criar o equilíbrio entre a manutenção da rentabilidade e a redução do impacto ambiental. Esta é parte do sistema de gestão que compreende a estrutura organizacional, as responsabilidades, as práticas, os procedimentos, os processos e recurso para aplicar, elaborar, revisar e manter a política ambiental da empresa.
1.1 Objetivos do Trabalho
Objetivo geral:
No presente trabalho, objetivou-se analisar a grande importância de existir empresas que se preocupem em trabalhar a favor do meio ambiente na geração de lucros. Esta deve trabalhar com atitude coerente, responsabilizando-se também por ajustar seu comportamento ao princípio da sustentabilidade, tornando-se exemplo de mudança de padrões de consumo e produção, adequando suas ações à ética socioambiental.
Objetivo específico:
De forma secundária, objetivou-se que a implantação de um desenvolvimento sustentável, coletas de resíduos jogados de maneiras inadequados, uma produção mais limpas nas empresas e a busca constante em por em prática o ISO 14001 levariam a um sistema de gestão correto.
1.2 Estrutura do Trabalho
A proposta do presente trabalho, “Gestão Ambiental”, apresenta a seguinte estrutura: Na parte 1 encontra-se a introdução, com uma idéia geral sobre a gestão ambiental, uso de práticas que garantam a conservação e preservação da biodiversidade, e a redução do impacto ambiental das