Gestão Ambiental
1- Para explicar os fenômenos sociais, Weber propôs um instrumento de análise que chamou de tipo ideal. Esse instrumento pode ser definido como:
I - uma construção do pensamento que permite identificar na realidade observada as manifestações dos fenômenos e compará-las.
II - uma construção do pensamento que permite conceituar fenômenos e formações sociais.
III - um modelo perfeito a ser buscado pelas formações sociais históricas e qualquer realidade observável.
IV - um modelo que tem a ver com as espécies sociais de Durkheim, exemplos de sociedades observadas em diferentes graus de complexidade.
V - uma construção teórica abstrata a partir de casos particulares analisados.
Escolha uma:
a. II, III e V estão corretas.
b. I, II e V estão corretas. Correto ( certa) x
c. I, II e III estão corretas.
d. II, III e IV estão corretas.
2- Na sociologia de Max Weber, o conceito de ação social tem sido fundamental em inúmeros estudos importantes sobre as sociedades modernas. Considere as alternativas teóricas abaixo e assinale a alternativa INCORRETA:
Escolha uma:
a. Max Weber define ação social como uma conduta dotada de um significado subjetivo dado por um sujeito que o executa, orientando seu próprio comportamento, tendo em vista a ação de outros sujeitos conhecidos ou desconhecidos.
b. Para Max Weber, a explicação sociológica busca compreender os sentidos, o desenvolvimento e os efeitos da conduta de um ou mais indivíduos em relação a outros, ou seja, seu caráter social, não se propondo a julgar a validez da ação dos sujeitos.
c. Para Max Weber, a Sociologia é a ciência que pretende interpretar os sentidos prováveis da ação social, suas causas, seus efeitos e suas regularidades, que se expressam na forma de usos, costumes e situações de interesse produzidos por diversos sujeitos.
d. O conceito de ação social em Max Weber pretende comprovar a coerção, a interioridade, a particularidade e a generalização dos