Gestão Ambiental
Adotando exemplos de Sistemas de Gestão Ambiental aplicados por empresas da Construção Civil, elaboramos um Programa de Gestão Ambiental de Resíduos, a partir do desenvolvimento de um planejamento (reuniões iniciais, cronogramas de atividades e provisionamento de recursos). A partir do planejamento, são exigidas ações práticas como a implantação, que se concentra na informação, e no treinamento das pessoas envolvidas. A partir dessa etapa acompanha-se a evolução do processo por meio de relatórios. Finalmente, a partir das avaliações são tomadas as ações corretivas.
A empresa escolhida para a implantação foi a AVR Pré-Moldados, através de uma metodologia de incorporação aos procedimentos operacionais e ambientais, como redução de desperdícios, separação de materiais para reutilização, reciclagem ou destinação própria em áreas licenciadas através de transportadores licenciados.
A implantação desse programa beneficiará a empresa enquadrando-a legalmente para futuras certificações, melhorando a organização e limpeza da área de produção, diminuindo riscos de acidentes de trabalho, diminuindo o consumo de recursos naturais e a geração de resíduos, valorizando sua imagem e valor.
2. Desenvolvimento
2.1. A Importância da Gestão de Resíduos na Construção Civil
A Construção Civil tem grande importância no desenvolvimento econômico e social, e é também grande geradora de impactos ambientais, consumindo recursos naturais, alterando a paisagem, e gerando grandes quantidades de resíduos.
Conciliar uma atividade como essa com o desenvolvimento sustentável consciente, menos agressivo ao meio ambiente, é uma preocupação antiga que vem envolvendo grandes estudos e medidas no mundo. Por sua complexidade, são necessárias mudanças culturais e um plano de conscientização.
2.2. Impactos dos Resíduos no Ambiente Urbano
A atividade da construção civil é responsável pela geração de grande quantidade de resíduos sólidos produzidos nas cidades.
A maior parte deles é