Gestão Ambiental
A responsabilidade social e ambiental das empresas é uma tendência mundial, que parte da ideia de que as empresas devem assumir a obrigação de buscar metas que, a médio e longo prazo, sejam boas para ela e também para a sociedade e para o meio ambiente onde estão inseridas. Essa definição não deve ser confundida com a obrigação social, que significa o cumprimento das obrigações legais e o pagamento dos impostos e dos encargos sociais dos trabalhadores. Isso é simplesmente exigido por lei. Responsabilidade social e ambiental vai além disso tudo: o que a empresa faz, depois de cumprir com todos os preceitos legais, para melhorar a sociedade da qual ela é parte e garantir a qualidade de vida e do meio ambiente?
A empresa deve inserir-se nas ações da comunidade, controlar os impactos de seus processos produtivos no meio ambiente, investir no bem estar de seus funcionários e ter relações transparentes com cliente e fornecedores. Essas ações devem ser implementadas nas empresas pelos gerentes de todos os departamentos e níveis de uma empresa.
Hoje em dia a sociedade como um todo está cobrando cada vez mais das empresas e seus funcionários para fabriquem produtos dentro de padrões ambientais. A sociedade e a empresa esperam dos administradores características como: consciência de que suas ações afetam a vida das pessoas e do meio que as cercam, conhecimento de leis trabalhistas e ambientais e de normas reguladoras e, principalmente, envolvimento em sua comunidade. Alguns exemplos vêm de grandes empresas que investem em Responsabilidade Social e conseguem também promover os seus produtos ou as suas marcas.
ECOEFICIÊNCIA - AMBEV
A ecoeficiência é o fornecimento de bens e serviços que satisfaçam a necessidade humana, ao mesmo tempo em que reduzem o impacto ambiental e o consumo de recursos ao longo do ciclo de vida. Ou seja, produzir com mais eficiência, a