Gestão Ambiental
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Desenvolvimento sustentável
É um conceito que foi proposto pela comissão mundial do desenvolvimento e meio ambiental em 1987. Essa comissão foi formada pela primeira ministra da Noruega, GroHarlem Brundtland. A comissão incluía 22 membros de 22 países.
Com os problemas ambientais e necessidades desesperadoras das nações em desenvolvimento, concluíram que era tecnicamente viável provar as necessidades mínimas, grosseiramente o dobro da população mundial, até o próximo século de forma sustentável e sem degradação continuada dos ecossistemas globais.
Sendo assim a comissão definiu em seu relatório final com titulo “Nosso Futuro Comum”. O conceito desenvolvimento sustentável: Atender as necessidades de geração presente sem comprometer a habilidade das gerações futuras de atenderem suas próprias necessidades.
Medidas preventivas: devem antecipar- se e impedir ou minorar a ocorrência dos fatores de degradação.
Duas medidas principais:
1 implantação: depender do custo financeiros menores e escassos para atender o conjunto das demandas da sociedade
2 razão e que as medidas serão mais eficazes se tomadas antes da ocorrência de degradação ambiental e de consequentes auto custos de natureza econômica e social.
Corretiva: necessárias para situações já existentes, são em geral onerosas e muitas vezes de implementação difíceis. Classificamos também medidas como: controle da poluição em estruturais e não estruturais.
Estruturais: são aquelas que envolvem a execução de obras, exemplo: construções de tratamento de esgotos urbanos e industriais.
Não estruturais: não envolvem obras de manipulação de equipamentos onerosos.
Outro exemplo de medidas não estruturais são mudanças para combustível com menos resíduos polidores. (Uso de derivados de petróleo com baixo teor de enxofre para aquecimento de caldeiras).
Sistema de Gestão ambiental
O sistema de gestão compreende as