Gestão Ambiental
Desenvolvimento Sustentável
Desenvolvimento sustentável é a forma de desenvolver sem criar problemas que possam atrapalhar ou impedir o desenvolvimento no futuro. Não deve ser visto como uma revolução, ou seja, uma medida brusca que exige rápida adaptação e sim uma medida evolutiva que progride de forma mais lenta a fim de integrar o progresso ao meio ambiente para que se consiga em parceria desenvolver sem degradar.
Para ser alcançado, o desenvolvimento sustentável depende de planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos. O desenvolvimento sustentável sugere a qualidade em vez de quantidade, com a redução do uso de matérias-primas e produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem.
RSC – Responsabilidade Social Corporativa
RSC é um modelo de gestão que engloba um conjunto de práticas e estratégias voluntárias que perseguem um equilíbrio entre as dimensões econômica, social e ambiental e como consequência gerir o impacto na sustentabilidade na hora de fazer negócio.
As empresas que são gerenciadas de acordo com os princípios da responsabilidade social devem não apenas seguir as orientações e necessidades dos seus proprietários, mas seguir também todas aquelas que trarão benefícios para toda a sociedade.
Analise do Ciclo de vida do Produto
A Análise do Ciclo de Vida do Produto (ACV) consiste em analisar de forma sistemática os impactos ambientais dos produtos (qualquer alteração no ambiente, tanto adversa como benéfica, global ou parcialmente resultante do produto) em todas as fases do seu ciclo de vida, desde a extração ou síntese das matérias-primas e recursos naturais, passando pela produção, transporte, utilização e destino final dos produtos. Deve ser vista como instrumento de gestão ambiental que permite às empresas compreender as incidências ambientais dos materiais, dos processos e dos produtos, podendo a informação obtida conduzir ao desenvolvimento de novos produtos e à detecção de áreas de