gestão ambiental
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
Carazinho, abril de 2014.
Introdução
O estado do Rio Grande do Sul é um dos maiores produtores e exportadores de grãos do País, gerando assim um ambiente propício para o surgimento e desenvolvimento da indústria metal mecânica voltado para a agricultura, com as indústrias situadas principalmente na região norte nordeste do estado.
Essa grande concentração da indústria de máquinas e implementos agrícolas no Rio Grande do Sul, em especial na região noroeste do Estado, deve-se às questões históricas relativas ao início do plantio agrícola e ao processo de mecanização, assim como à posição estratégica em relação ao Mercosul. Vê-se, em anos recentes, uma expansão das grandes fronteiras agrícolas para a Região Centro-Oeste e, em parte, para as Regiões Norte e Nordeste do Brasil, porém a indústria de maquinário agrícola continua bastante concentrada em sua região de origem, o que está, sem dúvida, atrelado às especificidades e às externalidades relacionadas a essa aglomeração.
Na região destacam-se também várias empresas produtoras de peças e de componentes para as firmas fabricantes de equipamento agrícola de uso final. Tais empresas fabricam uma gama diversa de produtos, com níveis tecnológicos diferentes e escalas de produção distintas. Em geral, elas são de pequeno e médio porte, com capital nacional e gestão familiar. Normalmente, estabelecem relações de subcontratação com aquelas produtoras de maquinário automotriz.
Entretanto, várias são as dificuldades encontradas por estas empresas como falta de mão e obra, principalmente qualificada, tendo poucas escolas profissionalizantes no setor na região, causando um grande problema, demonstrando a falta de interesse do poder público em implementar melhorias de foro humano. Outra carência é a falta de informação referente as questões ambientais, sendo o governo