Gestão Ambiental
BRUNO FURUKAWA
FLAVIA ANTUNES YAMAMOTO
JULIANA AUGUSTO VISNADI
MARCOS VINICIUS DE BRITO PINTO
VINICIUS SARTI
GESTÃO AMBIENTAL: Mecanismo de Desenvolvimento Limpo
São Bernardo do Campo
2014
BRUNO FURUKAWA
FLAVIA ANTUNES YAMAMOTO
JULIANA AUGUSTO VISNADI
MARCOS VINICIUS DE BRITO PINTO
VINICIUS SARTI
GESTÃO AMBIENTAL: Mecanismo de Desenvolvimento Limpo
Estudo de caso sobre mecanismos de desenvolvimento limpo, apresentado ao Centro Universitário da FEI, como parte dos requisitos necessários para aprovação na disciplina de Gestão Ambiental do curso de Engenharia de Produção orientada pelo Prof. Marcelo Santos.
São Bernardo do Campo
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo analisar um processo real relacionado a uma atividade produtiva, industrial, comercial ou de serviços quanto às práticas de Mecanismos de Desenvolvimento Limpo. Desta maneira, visa-se identificar os aspectos e impactos ambientais da atividade e principais ações mitigadoras adotadas.
2 A empresa
Para a realização do presente estudo de caso foi escolhida a empresa líder mundial em fabricação e comércio de alimentos no mundo, de origem e sede na Suíça. A companhia atua em 194 países (incluindo o Brasil) e possui 468 fábricas em 86 países. Reconhecida como líder mundial em Nutrição, Saúde e Bem-Estar, soma mais de 330 mil colaboradores e 2 mil marcas globais e locais. Em todos os países, as atividades alinham-se aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, ação coordenada pela Organização das Nações Unidas (ONU) que estabelece oito macros objetivos para a sustentabilidade do planeta.
A história da empresa no Brasil começou em 1876 quando foi iniciada a importação da farinha láctea. A primeira fábrica inaugurada foi em 1921, em Araras (SP), a partir da aquisição da Companhia Ararense de Leiteria, que produzia leite condensado desde 1913.