gestão ambiental
Chuva ácida
A chuva ácida é um dos grandes problemas ambientais de aspecto global com que todos se confrontam. Ela tem causado morte de peixes, destruição de vegetações, contaminação do solo e água e degradação de monumentos artísticos, estruturas metálicas, de prédios, edifícios, pontes e outros, além do surgimento de doenças respiratórias.
Portanto, é um tema de imprescindível importância, que precisa ser mencionado em sala de aula. A química está envolvida nesse processo, pois a chuva ácida ocorre devido à grande quantidade de óxidos ácidos poluentes, que são lançados na atmosfera e, que, posteriormente, reagem com a água da chuva produzindo ácidos.
Os principais óxidos que tornam a chuva ácida são os óxidos de enxofre (SO2 e SO3), que podem vir de diversas fontes, tais como erupções vulcânicas e decomposição de restos de animais e vegetais. No entanto, a concentração desses gases na atmosfera está atingindo níveis alarmantes porque a combustão de uma grande quantidade de combustíveis fósseis libera enxofre na forma de seus óxidos. Por exemplo, os combustíveis fósseis usados em indústrias, como o carvão mineral; e em automóveis, como derivados do petróleo, principalmente o óleo diesel.
O dióxido de enxofre pode reagir com o oxigênio do ar e se transformar no trióxido de enxofre, que se dissolve na água da chuva tornando-se ácido sulfúrico:
S(s) + O2(g) → SO2(g)
SO2(g) + H2O(l)→ HSO3(aq) (Ácido sulfuroso)
SO2(g)+ ½ O2(g) → SO3(g)
SO3(g) + H2O(l)→ H2SO4(aq) (Ácido sulfúrico)
Experiência
Material utilizado Béquer
Vidro relógio
Fio de cobre
Papel tornassol
Enxofre
Soda caustica (NaOH)
Água (H2O)
Fenolftaleína
Fogo
Procedimento
Coloquem cerca de 5 cm de água no vidro béquer pingue 3 gotas de fenolftaleína e 3 gotas de soda caustica Na OH. Coloque uma fita de papel tornassol com uma estrutura de fio de cobre dentro do béquer.
Peguem o outro fio de cobre e enrole parte deste na ponta da caneta, formando um