Gestão ambiental
APROVEITAMENTO DE ÁGUAS PLUVIAIS NO ABASTECIMENTO DE HORTAS COMUNITÁRIAS NO MUNICÍPIO DE AMERICANA.
SÃO PAULO
2013
APRESENTAÇÃO
Aliar sustentabilidade, proteção ao meio ambiente e ainda incentivar a população a manter um estilo de vida saudável se tornou, no século XXI um dos maiores desafios da Administração Pública. Esta deve, além de fomentar ideias, investir em boas ações sustentáveis além de, nesse contexto, contribuir de forma positiva com tudo que está agregada ao tema.
Deve observar, fiscalizar e acompanhar de perto também as empresas e indústrias que são atualmente as maiores responsáveis pelo despejo de resíduos químicos e também pelo uso indevido dos insumos que temos a disposição como a água e o ar que respiramos por exemplo.
Além disso, a sociedade tem cada vez mais buscado um estilo de vida mais saudável, onde uma alimentação rica em vitaminas e isenta de produtos químicos seja, talvez, o caminho mais curto para a longevidade se alimentando com frutas, legumes e verduras, tendo estas seu lugar garantido no prato dos brasileiros. Faz parte das políticas públicas repensar de que forma pode contribuir com esta forma de vida mais saudável.
Mas de que forma conciliar os projetos da administração pública de forma a empregar um estilo de vida mais saudável e ainda usar racionalmente a água, de forma que ela contribua com a economia e a sustentabilidade local?
Pensando nisto tudo, propomos uma solução que poderá ser eficaz para algumas áreas do município de Americana, cidade do interior de São Paulo, que possui em sua jurisdição uma série de indústrias que poderão contribuir com o projeto desenvolvido: o aproveitamento de águas pluviais no abastecimento de hortas comunitárias urbanas e periurbanas.
A cidade de Americana foi selecionada para a implantação do projeto por apresentar diversos aspectos importantes sobre o tema.